FOTOS

Páscoa

Ótima hora para  saborear chocolate

 

Uma das datas mais comemoradas em todo o mundo durante o ano é a Páscoa, que celebra a morte e a ressurreição de cristo. Ao se aproximar desse período, o chocolate vira protagonista e invade os mercados em forma de ovos, que se tornou o grande símbolo dessa celebração. Cada vez mais em alta, os ovos de chocolate ganham versões cada vez mais criativas.

Um ovo de chocolate como símbolo da páscoa pode soar estranho, mas isso vem de um antigo costume dos povos antigos. Presentear as pessoas com ovos era comum entre os povos do mediterrâneo do leste europeu e do oriente. Esse costume atravessou séculos chegando até a idade média. Segundo historiadores, essa ideia antiga de presentear as pessoas com ovos possuía diversos significados, e um deles era para celebrar a chegada da primavera.

Mesmo no passado os ovos eram extremamente bem decorados e pintados, sempre representando algum elemento natural. Os povos cristãos tinham como costume pintar os ovos de vermelho para representar o sangue de cristo. Esses ovos que até então eram de galinha, e serviam apenas como um presente simbólico, foram reconhecidos como princípio da vida, representando a ressurreição de cristo.

No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas.

 


Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível!) ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano.

Ao entrarem em contato com os maias e astecas onde o chocolate era considerado sagrado, os espanhóis foram responsáveis por levar esse alimento para o Velho Continente. Somente duzentos anos mais tarde, os confeiteiros franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Depois disso, a energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época.

Com essa mudança, o presente que era simbólico passou a ser consumido, e se tornou com o passar do tempo uma tradição forte em inúmeros países. Anualmente é possível encontrar ovos de páscoa inovadores, de diferentes sabores, recheados e coloridos.

Os Ovos de Chocolate hoje são protagonistas da Páscoa em muitos países, e no Brasil é claro fazem o maior sucesso e sem grandes exageros, o ovo de páscoa pode ser saboreado com prazer, pois o chocolate é considerado saudável e nutritivo. O cacau, um de seus componentes, possui flavonoides que atuam como antioxidantes e mantém o coração saudável. Outra substância é a cafeína, que aumenta a euforia e o raciocínio.

Nesta Páscoa muito mais do comer ovos, aproveite para saborear um bom chocolate. Experimente variações, tipo com mais cacau, os chamados meio amargo, com nuances de frutas, etc. Delicie-se, o momento pede e você merece.


 

Voltar