FOTOS

Comendo com os olhos

 

Hoje em dia, com tantos programas sobre culinária, muitas pessoas se aventuram na cozinha e é claro querem fotografar seus pratos.

Aqui vão algumas dicas valiosas na hora de fotografar.

O primeiro passo é pensar na produção, que mesmo simples, pode valorizar muito sua foto. Coisas como ramos, frutas e ingredientes in natura que foram utilizados no processo, podem compor a cena servindo como plano de fundo ou primeiro plano.

Tenha sempre a mão um borrifador de água e também um pouco de azeite ou óleo, a água serve para legumes e verduras conferindo-lhes um ar de frescor, já o azeite pode ser pincelado em alimento para dar brilho em carnes e assados.

Com certeza o fator determinante para um bom resultado é uma boa iluminação, o ideal é utilizar o flash fora da câmera em um ângulo de 45º graus. Como a maioria das câmeras amadoras e celulares não utilizam flashes externos, uma boa opção, caso seja dia, é posicionar o prato próximo a uma janela lateral e com uma folha de papel branco rebater a luz do outro lado para dar o volume desejado. Outra dica importante é fixar a câmera no tripé, pois assim fica mais fácil enquadrar e analisar a cena observando calmamente a composição e a iluminação. Utilizar papel alumínio ou espelhos para rebater a luz pode ser uma boa alternativa também.

As fotos abaixo foram feitas com 01 flash externo de cima para baixo e outro de traz para frente pontual. Foram usados também dois rebatedores frontais a 45º graus, um de alumínio a direita e outro branco a esquerda.

 

 


Desta forma conseguimos obter brilho e textura aos alimentos, condições fundamentais para despertar "água na boca".

Lembre-se também de experimentar enquadramentos diferentes baixando o plano de visão ou elevando-o e também enchendo o plano, assim se consegue perceber melhor a textura.

Bom pessoal espero que tenham gostado das dicas, um grande abraço e boas fotos.

 

Por Marcio Guastelli • fotógrafo

 


 

Voltar