FOTOS

O poder da oração 

 

Apesar dos avanços verificados na medicina, as práticas das orações não ficaram enterradas no passado, nem foram totalmente substituídas pelos preceitos científicos. Acreditando no poder da oração, a maioria, procuram nelas, um pedido de ajuda superior, sempre presente nos momentos de crise, uma cura para seus conflitos, numa emergência, nos momentos de perigo e dificuldades, em casos de doença e quando a morte está por perto.

Fazem-se investimentos científicos para “descobrir a natureza de Deus” e a importância da espiritualidade para a humanidade. Há cientistas que buscam caminhos éticos e meios efetivos de como combinar as crenças espirituais de seus pacientes e as suas próprias, com tratamentos de alta tecnologia.

A oração na experiência humana é uma necessidade e um poder universalmente sentidos. Se apenas os que se despertam espiritualmente sentem a necessidade da oração, para pessoas sábias e santificadas, a oração significa fome e sede, um prazer infinito. Isto é uma verdadeira oração, a fome e a sede da vida por paz, harmonia, saúde, alegria e todas as bênçãos da vida.

Nas palavras de Henri J. M. Nouwen: “Orar significa abrir mão de uma falsa segurança, deixar de esperar de Deus (Ser Superior) a mesma estreiteza de espirito que descobrimos em nos mesmo, estando constantemente pronto para abrir mão de sua certeza e avançar”. 

O termo grego “proseuchomai” denota a oração em geral. Significa prece, suplica, ou invocação a Deus (Ser Superior).  A definição teológica é que a oração não é algo formal, para atrair a atenção dos homens, mas um ato de comunhão com o transbordamento de um coração agradecido; alegria de um espirito renovado; conversa intima de uma amizade perfeita entre Eu e Deus.

Segundo Dr. Joseph Murphy, a oração científica consiste na interação harmoniosa dos níveis consciente e subconsciente da mente, orientada cientificamente para um determinado propósito, ocorrendo maravilhas quando se ora.

Na cultura popular, corpo e espírito não se separam, tampouco se desliga o homem do cosmos, ou a vida da religião, seja ela qual for. Para todos os males que atingem o corpo e a alma do homem sempre há uma oração para curar.

O budista, o cristão, o muçulmano, o judeu e etc., todos podem obter respostas às suas orações, não por causa do credo em particular, da religião, ritual, cerimônia, fórmula, liturgia, encantamento, sacrifícios ou oferendas, mas unicamente por causa da fé ou da aceitação e receptividade mental daquilo por que rezam. 

A lei da nossa mente é a lei da fé. Isso significa acreditar na maneira pela qual sua mente funciona, não é aquilo em que se acredita superficialmente que traz uma resposta à oração do homem; a resposta à oração surge quando a mente subconsciente do indivíduo entra em sinergia ao pensamento de sua mente consciente. Esta lei da fé opera em todas as religiões do mundo, sendo essa a razão de serem psicologicamente verdadeiras.

 


Temos que compreender que a Bíblia não fala da fé em algum ritual, cerimônia, forma, instituição, homem ou fórmula. Fala da fé em si mesma. A fé da sua mente é simplesmente o pensamento da sua mente. Se podes crer, tudo é possível ao que crê. S. MARCOS, 9:23. 

A oração é a formação de uma ideia concernente a alguma coisa que desejamos ver realizada. A oração é o desejo sincero da alma. Seu desejo é sua oração. Provém de suas necessidades mais profundas e revela as coisas que você deseja na vida. 

Saiba que você pode reconstruir-se, dando ao seu subconsciente novas impressões através de orações, de técnicas ou método de sintonização com o Ser Supremo que cremos, através de uma maneira extremamente particular e única: 

A técnica da Meditação: Ao entrar num estado de sonolência, todo e qualquer esforço é reduzido ao mínimo. Você evita o conflito entre o consciente e o subconsciente durante o estado de sonolência. A mente consciente fica submersa em grande escala (Estado Alfa). O motivo é que o grau mais alto de afloramento do subconsciente ocorre logo antes do sono e logo após despertarmos. Encarregue seu subconsciente da tarefa de encontrar uma resposta para qualquer problema antes de dormir e a resposta será encontrada de maneira e sensações sutis.

Entrando em estado de sonolência e, nesse estado, repita calmamente como um acalanto: “Estou completamente livre desse hábito (...); em mim reinam supremas a harmonia e a paz de espírito.” Repita as assertivas acima calmamente, várias vezes e vários dias. 

A cada vez que você repetir essas palavras seu valor emocional se torna maior. Quando surgir o apelo para repetir o hábito negativo, repita a fórmula acima em voz alta para si mesmo. Seu subconsciente vai aceitá-los, formando assim hábitos novos e saudáveis de pensamento e vida, pois o seus pensamentos habituais são harmoniosos, construtivos e de paz. 

A técnica do “Obrigado”: Na Bíblia, S. Paulo recomenda que façamos conhecer nossos pedidos com louvor e agradecimento. Alguns resultados extraordinários se seguem a esse método simples de oração. O coração agradecido está sempre aberto às forças criadoras do universo, levando incontáveis bênçãos a fluírem em nossa direção pela lei da relação recíproca, que se baseia na lei cósmica da ação e reação.

Técnica de pensamentos positivos: Fique em estado de profunda convicção na realização do objetivo almejado. Não enfraqueça sua oração com frases como “desejaria estar curado” ou “espero que aconteça”. O seu sentimento sobre a obra a ser realizada é que manda. A harmonia lhe pertence. Saiba que a saúde está ao seu alcance. Pense no bem e o bem se seguirá. Pense no mal e o mal se seguirá. 

Vigie seus pensamentos. Cada pensamento aceito como verdade é enviado pelo cérebro ao seu plexo solar (o cérebro abdominal) e trazido ao seu mundo exterior como uma realidade. 

Pensamentos de ciúmes, medo, preocupação e ansiedade arrebentam e destroem seus nervos e glândulas, trazendo doenças mentais e físicas de toda espécie.

Você é aquilo que pensa no decorrer de todos os seus dias. O seu subconsciente não discute com você: aceita o que a sua mente consciente determina. Você tem o poder de escolher. Escolha saúde e felicidade. 

As sugestões e afirmações de outros não têm poder para prejudicá-lo. O único poder é a ação do seu próprio pensamento e crer firmemente no método de oração escolhido e a conecção com Deus é intransponível e impenetrável. Você pode escolher a rejeição dos pensamentos e afirmações dos outros. Você tem o poder de escolher como reagirá. 

O método de Afirmações: A eficácia de uma afirmação é determinada em grande parte por sua compreensão da verdade e no significado da frase ao orar e não faça repetições em vão. Por esse motivo, o poder de sua afirmação está na aplicação inteligente dos pontos positivos definidos e específicos.

Muitas vezes, as principais razões de obter o fracasso nos resultados que deseja são a falta de confiança e esforço demasiado. Muitas pessoas opõem obstáculos às respostas para suas orações ao não compreenderem plenamente o funcionamento das afirmações positivas. 

Coerção mental e esforço excessivo demonstram ansiedade e medo e impedem a resposta à sua oração. Reze com tranquilidade.

Quando sua mente está descontraída e aceita uma ideia, o subconsciente começa imediatamente a trabalhar em sua execução.

Pense e planeje independentemente dos métodos tradicionais. Creia que há sempre uma resposta e uma solução para todo e qualquer problema. 

Neste dia 02/03 é o Dia da Oração e no dia 04/03 é o Dia Mundial da Oração, então comemoremos com uma oração espetacular.

E lembrando: A oração é sempre a solução, é um desejo dirigido a Deus, que nos atende, porque para Ele tudo é possível. A Força Superior Criadora é poderosa e não conhece obstáculos. 

 

Por Cida Lopes • Gestora/Produtora de Eventos/Docente – MBA em Hospitalidade •  cida.aparecida.lopes@gmail.com


 

Voltar