FOTOS

Dicas de etiqueta para o verão

Bons modos são essenciais mesmo no período de descanso

 

Verão, época de piscina, viagens e praia.  Mas o que não podemos esquecer, mesmo nesses dias de descanso, são algumas regrinhas básicas de etiqueta e a política da boa vizinhança. Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, a praia, por exemplo, nem sempre é um lugar de sossego, temos que saber compartilhar o espaço com todos. “Mesmo sabendo que é um lugar público, é fundamental o respeito e boa educação com o próximo. Respeite os limites para o guarda-sol e as cadeiras”, comenta.
 
Ainda sobre a praia, todo cuidado é pouco com a sua toalha, para evitar que você acabe jogando areia nas pessoas ao redor. Se for praticar algum esporte, opte sempre por lugares vazios, para não atrapalhar os demais, e sempre se lembre de recolher os seus pertences e o lixo antes de ir embora. “Jamais leve seu cão para andar e correr na praia, os bichinhos são nossos companheiros, mas podem transmitir doenças”, detalha. Segundo a especialista, o ambiente não é próprio para os animais e pode trazer riscos.
 
Em piscinas, devemos evitar o excesso de protetor solar, cremes, ou óleos de bronzear, já que esses produtos podem poluir a água. Se a festa for na casa de um amigo, é importante levar sua toalha e demais acessórios e jamais leve seus animais. Quanto aos trajes para essa época, a escolha do biquíni deve ser feita de acordo com o seu corpo. “As laterais finas são traiçoeiras, pois revelam às temidas gordurinhas, já os modelos com laterais mais largas disfarçam tudo isso, se você optar ainda pela parte de baixo mais escura vai favorecer ainda mais. Maiôs também são uma boa opção, em cores escuras e discretas ajudam a disfarçar”, explica. Já para os homens que querem esconder ao excesso de peso, a opção é optar por shorts curtos ou sungas maiores.
 
Se você gosta de estar sempre perfumada, lembre-se que fragrâncias fortes não combinam com essa época do ano, opte pelas mais leves e lavandas. Para finalizar, Maria Inês dá dicas básicas para o verão como o uso do protetor solar, hidratação, prática de exercícios. Quanto ao que vestir, abuse das roupas leves e claras, sapatilhas e sandálias. “Coco Chanel que nos perdoe, mas esqueça do pretinho básico, abuse de tonalidades claras, marcantes e texturas delicadas”, completa a especialista. 

 

 

por Bruna Bozza


 

Voltar