FOTOS

Usos e Bons Costumes – 1

 

Para ter sucesso na sua atividade ou na vida, é preciso ter bons costumes, que sejam do agrado das pessoas que estão ao seu redor.

Se algo que o agrade é prejudicial ou não é aceito por outras pessoas, não podem ser considerados como sendo bons costumes.

Não basta estar de acordo com o seu pensamento, é preciso ser humilde e ser aceito por todos e, principalmente que seja bom para a Sociedade e para o País.

Qualquer pessoa para viver em harmonia no meio ambiente ao seu redor é preciso ser bem quisto por todos e para ser querido e respeitado, é preciso estar de acordo com a vontade da maioria.

Para isso é necessário que os atos praticados sejam bons para cada cidadão e que seja bom para a sociedade e que também seja benéfico para o País.

Ora vejam como exemplo, por que a Inglaterra adotou como sua constituição os usos e bons costumes?

Foram feitos muitas leis, normas, princípios, alguns escritos e outros não escritos e desde os idos tempos de 1215 até os dias atuais estão em uso, sendo respeitados e cumpridos por todos os cidadãos.

É um povo adiantado que respeitam as Leis, seus princípios e administram vários territórios: Inglaterra, suas Colônias e Ilhas.

E eles tem como sua constituição não escrita, o principio dos usos e bons costumes, que sejam bons para a sociedade.   O seu hino “God save the Queen” é uma reverência à Sua Rainha.   Assim não é necessário escrever muito, para punir e fazer respeitar o seu semelhante.

O Japão possui também seus usos e bons costumes.   Uma pessoa inicia o diálogo com outra pessoa pedindo desculpas: “Desculpe-me, por favor, o senhor poderia me informar?”, ou “Desculpe-me pela intromissão, seria possível me confirmar as horas?”, ou “Desculpe-me, por favor, o senhor poderia me pegar tal coisa?”.   Em casos de acidente: “Desculpe-me o transtorno, mas podemos conversar?”, evitando com isso causar um impacto inicial de iniciar uma discussão, atribuindo culpa uns aos outros.

Assisti a um programa de TV, no qual teve uma pergunta interessante em que foi indagado por que o japonês tem o costume de “pedir desculpas sempre”.   É um costume que harmoniza qualquer situação, evitando muito as brigas corriqueiras.

Da mesma forma nos Estados Unidos para se dirigir a outra pessoa começa assim: “Excuse me Please”, ou seja, “Desculpe-me, por favor”.

Desse modo, o povo brasileiro pode transformar a sociedade fazendo uso de bons costumes e os senhores empresários, podem melhorar a imagem da vossa empresa, treinando os seus colaboradores na utilização de bons costumes.

 

Por Hatiro Shimomoto • escritor, Presidente do Conselho da Organização King de Contabilidade; Hatiro Shimomoto Advocacia; TRIJAB - Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil; ABRADE - Associação Brasileira de Defesa das Empresas;  Dep. Estadual 6 mandatos. Professor, advogado e contabilista.


 

Voltar