FOTOS

Além do Prazer de Comer

Como Prevenir Câncer de Próstata através da alimentação

 

A próstata é um órgão importante para a fertilidade do homem e, como ela envolve a porção inicial da uretra acaba afetando a forma como essa urina é eliminada e assim, por esse e outros motivos, a próstata merece todo cuidado.

Sem considerar os tumores de pele, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens em todas as regiões do Brasil e o sexto tipo mais frequente no mundo. Para se ter uma ideia, entre 2000 e 2005 no estado de São Paulo, 78 homens em cada 100 mil habitantes tiveram câncer de próstata, sendo que cuidados básicos de alimentação e estilo de vida saudável podem diminuir essa frequência.

 E como diz o ditado popular “Prevenir é melhor que remediar”. Conheça os cuidados básicos com a alimentação para fazer essa prevenção:

1. Evite os alimentos que contenham agentes ou substancias agressivas à próstata, capazes de alterar as células ao ponto delas se desorganizarem tanto que surge uma nova estrutura: o câncer.

2. Coma alimentos com nutrientes ou fitoquimicos que são “anjos da guarda” da próstata, protegendo-a contra a doença ou que pode até tratar uma célula doente quando um ataque já tenha começado ou ainda agir sobre o genoma, ou seja, sobre aquela herança genética que ganhamos dos nossos pais e avós, impedindo que esse gene seja ativado.

 


Alguns dos alimentos ou substâncias que devem ser evitados a fim de se proteger contra o câncer: 

• Alimentos e bebidas com alto teor calórico
A obesidade favorece o surgimento de câncer. Manter o peso saudável diminuindo o consumo de alimentos e bebidas com alto teor calórico, do tipo fast-food e industrializados irá funcionar como prevenção.

• Carnes vermelhas
O Instituto do Câncer alerta sobre os riscos do alto consumo de carne vermelha e o aparecimento de câncer. O ideal seria consumir até 300 gramas deste tipo de carne por semana. As carnes contêm proteínas, ferro, zinco e vitamina B, o problema são os excessos. 

• Carnes processadas ou defumadas
Alguns componentes do processamento de frios e embutidos, tais como nitritos e nitratos juntamente com o sal podem favorecer o aparecimento do câncer. A fumaça do processo de defumação é altamente cancerígena.

• Refrigerantes e seus componentes
Além do risco da obesidade, o refrigerante expõe o corpo ao 4-MI (4-metil-imidazol), que é um subproduto do corante caramelo IV e reconhecida como possivelmente cancerígena pela Organização Mundial da Saúde. 

Grave bem o nome dos alimentos ou nutrientes que protegem o corpo contra o câncer:

• Licopeno 
Presente no tomate e seus produtos, goiaba, melancia, mamão e pitanga protege a próstata contra câncer e promove melhor funcionamento do órgão, visto que o licopeno faz parte da estrutura celular.

• Frutas 
São potencialmente protetores contra câncer, principalmente as vermelhas e as com cores amarelas e laranja (ricas em Vit A) 

• Os crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho verde e roxo) 
Oferecem proteção porque as bactérias intestinais que se “alimentam” dos componentes desses vegetais impedem o crescimento de células tumorais. 

• Café 
Possui compostos bioativos têm efeito protetor contra câncer.

• Oleaginosas 
Nozes, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, macadâmias, pistaches e amêndoas são ricas em compostos anti câncer.

• Chá verde 

As catequinas tem efeito protetor por sua ação antioxidante.

 

 

Por Edina Aparecida T. Trovões • Nutricionista CRN3-1579 • edina.trovoes@terra.com.br • Consultório: 2307-1551


 

Voltar