FOTOS

Grupo São Cristóvão é eleito Excelência na Saúde em Engenharia Clínica

 

O Grupo São Cristóvão foi homenageado durante a premiação Excelência da Saúde 2016 como destaque em Engenharia Clínica, no dia 8 de outubro, no Sofitel Jequitimar, no Guarujá. O São Cristóvão recebeu o prêmio pela estrutura da Unidade Ambulatorial Américo Ventura IV – Saúde da Mulher, inaugurada no último ano dentro do Mooca Plaza Shopping em São Paulo, que conta com um projeto inovador e funcional, oferecendo segurança e comodidade a todas as pacientes.

Conversamos com Valdir Ventura CEO do Grupo São Cristóvão, para entender o significado desse prêmio

CityPenha: O que é essa premiação e o que significa ser destaque em Engenharia Clinica para o São Cristóvão Saúde?

Valdir Ventura: A premiação tem por objetivo avaliar as instituições de saúde em diferentes vertentes da Instituição, através de projetos/cases. Para que a avaliação seja possível, o projeto/case deve ser realizado no ano de análise de projeto, com as premissas de investimento tecnológico e inovação na gestão hospitalar, além de conter as principais características de excelência do seguimento avaliado, levando em consideração a sustentabilidade do projeto, a performance e o resultado gerado para a Instituição através do projeto desenvolvido.

Ser destaque nesta premiação é de extrema importância, pois mostra o quanto o Grupo São Cristóvão Saúde está direcionando as atenções para todas as vertentes internas, nos âmbitos assistencial e clínico, incluindo a parte de atualização tecnológica, com equipamentos de ponta. Para nós é o reconhecimento de que estamos no caminho certo.

CityPenha: O prêmio é pela estrutura da Unidade Ambulatorial Américo Ventura IV – Saúde da Mulher, dentro do Mooca Plaza Shopping em São Paulo?

Valdir: Sim, a premiação que a Instituição recebeu é devido à estrutura tecnológica, física e processos desenvolvidos pelo setor de engenharia clínica dentro da Unidade Ambulatorial Américo Ventura IV – Saúde da Mulher, sendo esta inaugurada em abril deste ano.

 


CityPenha: Quais são os principais diferenciais dessa unidade para receber esse prêmio?

Valdir: A Unidade IV do Centro Ambulatorial Américo Ventura conta com uma infraestrutura avançada, moderna e arquitetura dimensionada, pensando no conforto das nossas pacientes, além da tecnologia de última geração, permitindo ao nosso corpo clínico fornecer assistência de forma eficaz e humanizada, o que contribui, consequentemente, para a satisfação de todos que usufruem dos serviços prestados. 

Podemos colocar como diferenciais a aquisição do equipamento de Mamografia Digital, que possui tecnologias avançadas para realização do exame, realiza exames de esterotaxia, conta com tecnologia de mamografia com contraste que auxilia a identificação de microcalsificações e possibilita um diagnóstico precoce. Trata-se de um equipamento que já vem pronto para a realização de exames de tomossintese, sendo hoje um diferencial em precisão diagnóstica. Também adquirimos uma estação de trabalho clínico, que possui monitores de grau clínico com resoluções (5MP), possibilitando a identificação das microcalcificações de forma precisa, além de contar com ferramentas que agilizam a realização dos laudos clínicos. 

Quanto à infraestrutura, atecnologia foi instalada dentro de uma sala com o conceito de humanização, projetada para desviar a atenção do paciente, reduzindo assim, o desconforto associado ao exame. Na Sala Humanizada de Mamografia, um sistema computadorizado altera, instantaneamente, o cenário por meio de monitores de alta definição, como som e luzes. Desta forma, estimulamos de maneira simultânea os sentidos, desfocando a percepção de ansiedade da paciente. A finalidade foi oferecer um ambiente completamente novo.

Também adquirimos dois equipamentos de ultrassom de altíssima qualidade, um para exames mais generalizados (que atrelado aos transdutores específicos para a saúde da mulher possibilita a realização de uma gama muito extensa de exames) e o outro de alta performance para atender exames ginecológicos e acompanhar o ciclo gestacional (projetado para oferecer nitidez, desempenho, flexibilidade, eficiência e adaptabilidade para as nossas pacientes). 

 


Introduzimos avançadas ferramentas para diagnostico e auxílio clínico. Além de contar com imagens 2D e 3D, possuímos, também, a disposição de exames 4D, que permitem uma nova experiência para nossas pacientes, através da visualização antecipada da formação/morfologia dos bebês em uma resolução de altíssima qualidade. Essa tecnologia consegue captar imagens tridimensionais em movimento, o que permite a visualização nítida da anatomia e até mesmo imagens da face do feto.

Outra tecnologia que agrega valor a esta Unidade é a Densitometria Óssea, que mede a densidade mineral dos ossos e a compara com padrões da idade e do sexo da paciente, sendo importante para diagnosticar e tratar a osteoporose, bem como demais patologias que atingem os ossos. Trata-se de um método seguro para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea e, para oferecer este serviço, trouxemos um novo sistema de densitometria óssea com feixe em leque estreito, incluindo a    aquisição direta digital, ocasionando um diagnóstico preciso e de qualidade.

CityPenha: O que significa para os pacientes esse prêmio?

Valdir: Para nossos beneficiários, a vinda desta Unidade Ambulatorial visa trazer, de forma sistêmica, um atendimento humanizado, de qualidade, buscando o acolhimento das nossas pacientes, bem como trazendo maior eficácia nos atendimentos, segurança e fluxos de trabalho, redução na dose de radiação nos exames de mamografia, menor tempo de espera para realização dos exames, diagnósticos precisos e imagens de alta qualidade.

CityPenha: O São Cristóvão já foi eleito Excelência na Saúde em outras categorias?

Valdir: Sim. O Grupo São Cristóvão, através do Prêmio Excelência na Saúde, já foi eleito nas categorias: “Tecnologia” (por dois anos consecutivos), “Excelência em Governança Corporativa”, “Gestão da Qualidade” e “Gestão em Saúde”.

CityPenha: Além desses prêmios você como CEO e o grupo São Cristóvão também já receberam vários outros prêmios diferentes?

Valdir: Sim, durante a minha gestão como Presidente/CEO, eu e a Instituição recebemos diversas premiações, como: Empresa do Ano, Empresário do Ano, Empreendedores da Zona Leste, Prêmio COREN, Prêmio Latin American Quality Awards, Referências da Saúde (categorias: “Governança Corporativa”, “Gestão Administrativo-Financeira” e “Gestão de Responsabilidade Socioambiental”), Companheiro Paul Harris (Rotary Internacional), Empresa Cidadã, Prêmio Marketing e Empreendedores, Prêmio Responsabilidade Social, Prêmio HealthArq (categoria “Hospital Modelo”), Líderes da Saúde (categoria: “Saúde Complementar”), 100 Mais Influentes da Saúde (categorias: “Gestor na Saúde”, “Gestor Hospitalar”, “Hospital Geral” e “Empresário”), Prêmio Referência Nacional e Qualidade Empresarial., além de diversas homenagens de amigos e parceiros, pelos relevantes servidos prestados.


 

Voltar