FOTOS

Dicas para decorar com flores

 

Nesta época, quando a natureza nos presenteia com suas flores, damos aqui algumas dicas práticas para deixar sua decoração ainda mais linda.

O ideal é você ter em mente qual o impacto que deseja causar no ambiente, podemos usar flores para deixar um quarto mais romântico, uma sala mais requintada, ou mesmo um cantinho da escada, mais aconchegante. Assim, a perfeita escolha da vegetação, vaso e arranjo de flores e folhagens, trará o efeito desejado.

Sala de estar - Normalmente, a sala de estar tem muito movimento de pessoas, opte então por pequenos arranjos florais na mesa de centro ou numa mesa de apoio. 

 


Sala de jantar - Habitualmente, usada em momentos especiais, desta forma, usamos arranjos vistosos. Fica muito interessante dois arranjos florais idênticos, um em cada ponta do aparador ou então o tradicional e vaso de flores no centro da mesa de jantar. O arranjo deve acompanhar o estilo do mobiliário e decoração, para ficar harmônico.
 


Cozinhas - A presença de flores frescas em zonas comuns como a cozinha, contribuem para a melhoria do estado de espírito. Expostas sobre a mesa da cozinha, a bancada de trabalho, sobre a geladeira ou no peitoril da janela, use vasos coloridos e alegres ou recipientes típicos da cozinha – jarras de água, chaleiras ou latas – para criar um ambiente dinâmico.



Hall de entrada - Não há nada melhor do que um grandioso arranjo floral no hall de entrada, afinal de contas será a primeira coisa que vê quando chegar a casa. Para trazer alguma criatividade à decoração com flores, opte por exibi-las, juntamente com ramos de árvore finos, num balde rústico.

Escadas - Recipientes recheados com arranjos florais simples podem ser colocados alternadamente nos próprios degraus das escadas. Outra alternativa é pendurar um cesto de flores no corrimão das escadas, dando assim as boas vindas para quem irá ali passar.

Escritório e ambientes comerciais – Um ambiente de trabalho torna-se instantaneamente mais leve e convidativo com um delicioso arranjo floral, quer seja sobre a escrivaninha, numa mesa de apoio ou sobre as estantes, junto a outras peças decorativas. A luminosidade e naturalidade das flores é muito bem-vinda.

Banheiro -. A decoração só tem a ganhar com flores no banheiro, de preferência vistosas e coloridas para servirem de ponto de interesse, que as vezes nem notávamos que aquele “canto” existia.

Dormitório - As flores trazem, simultaneamente, boas energias e tranquilidade, além de puro romantismo que podem combinar com a roupa da cama ou o papel de parede.

Alguns cuidados para manter o arranjo de flores por mais tempo:

Assim que comprar as flores, vá diretamente para casa, colocá-las na água. Antes de colocá-las no vaso ou na jarra, corte em diagonal a base de todos os caules. Em seguida, coloque as flores em uma jarra ou vaso com água fria. Vale lembrar que o recipiente pode ser depositado em mesas de canto e de centro, em aparadores ou mesmo na estante.
A única precaução é evitar deixá-lo próximo a eletrodomésticos ou eletrônicos, que podem aquecer e acabar com o frescor das plantas, fazendo com que elas vivam menos.

Não coloque o vaso ou jarra ao lado de frutas. Algumas delas, como maçã, abacate e banana, liberam gás etileno, responsável por provocar o envelhecimento pré-maturo das flores.

Aditivos, como o açúcar e a lixívia, podem ser despejados na água, desde que em pequenas quantidades. Dessa forma, será possível prolongar a vida das flores. Lembrando que o processo deve ser repetido sempre que a água for trocada. 

Assim que uma flor murchar, ela deve ser retirada do vaso o mais rápido possível. Isso porque, quando murcha, as plantas também liberam gás etileno e “contagiam” as demais, fazendo com que elas morram mais rápido; A água deve ser trocada diariamente e os caules devem ser cortados a cada dois dias. Dessa forma, as flores se manterão frescas e bonitas por muito mais tempo.

 

 

Por Márcia Lazzarin • Arquiteta • marcia.lazzarin@gmail.com


 

Voltar