FOTOS

A Hora Mágica

 

A hora mágica consiste em um pequeno Período de tempo quando o sol nasce, e quando ele se põe. Também conhecida como hora dourada, estes poucos minutos podem propiciar fotos lindíssimas, pois a suavidade e a tonalidade dessa luz são muito propícias para a fotografia. Principalmente de paisagens, animais e pessoas. Neste último caso, a pele tende a ter um tom dourado, com algumas nuances até mesmo do rosa e do vermelho.

Fotos com contraluz também ficam belíssimas, pois a intensidade da luz e o ângulo dão a paisagem ou ao objeto uma textura ressaltando detalhes, como por exemplo, a superfície do mar  ao entardecer. Podemos brincar tanto com o contraste da luz, quanto com a textura e cromaticidade da cena.

Outra possibilidade bastante fotografada e que muitas vezes pode ser acidental é o famoso flaire, que nada mais é que a incidência direta da luz pela lente da objetiva, causando assim, aquelas manchas circulares na fotografia. E as vezes em perspectiva e repetidas vezes  causando um efeito (ou defeito) bem interessante que de uma certa forma acaba compondo a cena.

Quem nunca ao fotografar uma imagem com uma forte luz no segundo plano, não se deparou com esta situação, muitas vezes a luz chega com uma fração colorida, isto acontece pela decomposição do feixe de luz pela objetiva em um ângulo determinado.

É mais ou menos o que acontece quando se forma o arco íris, com a luz do sol passando pelas gotas da chuva. Pois bem, para que possamos obter resultados mais interessantes com esses minutos dourados ou momentos mágicos, devemos entender que em determinadas câmeras ou celulares que tenham a correção de cor automática, talvez não consiga o efeito desejado, portanto é importante que se façam alguns testes para alcançar o resultado correto.

No caso da contra luz, ou seja, o primeiro plano escuro com um por do sol bem alaranjado ao fundo, aconselha-se que você faça a medição da luz pelo horizonte e desconsidere o primeiro plano. Desta forma o primeiro plano ficará escuro e obtém o alaranjado na cor correta.

Estamos no inverno e quem sabe você não se anima e acorda cedinho para fotografar um belo amanhecer, inclusive com uma linda névoa que nessa época do ano costuma cair sobre a cidade.
Um grande abraço e boas fotos.

 

Por Marcio Guastelli • fotógrafo


 

Voltar