FOTOS

O Seu Conceito é Bom?

 

Ao longo da vida, você vai formando o seu preconceito ou o seu conceito.

Não existe na face da terra nenhuma pessoa que viva totalmente só. Todos nós dependemos uns dos outros.

Dessa forma, não existe nenhuma pessoa que não tenha, aos olhos da sociedade, o seu conceito ou o “rótulo”.

No dia a dia você vai acumulando perante a sociedade o mais variado conceito, ou seja, como você é “rotulado (a)”.

Caro leitor, você já parou para pensar que se todos tem um “rótulo”, uma marca, um título ou um nome perante a sociedade, então qual será o seu?

Através do seu comportamento e de repetidos atos, vai sendo “rotulado” e formando o seu conceito.

Uns o consideram uma boa pessoa, uma pessoa pontual no horário, nos pagamentos, assíduo na frequência e uma pessoa de palavra.

Também, o (a) define ser uma pessoa respeitadora, de bons princípios e de moral ilibada, digno (a) de respeito e consideração da sociedade.

Pelo lado pejorativo, nunca foi considerado um mulherengo, farrista e que pratica atos de desrespeito à sociedade.

Você é credor de bons conceitos e de confiança no meio em que vive?

É um bom ou mau pagador, cumpre horário ou está sempre atrasado?

Foi um bom estudante, é intelectual, é um bom orador?

Você recebe elogios, tais como: “maravilhoso (a)!”; “bondoso (a)!”; “magnífico (a)!”; “sem igual”; “puro (a)!”; “excelente!”; “você não existe!”; “honesto (a)”; “pontual”; ou pelo contrário: “malvado (a)!”; “antipático (a)”; “azarado (a)!”; “inconveniente”; “desonesto (a)!”; etc.?

É tão agradável ouvir exclamações de respeito e consideração, elogiando seu comportamento ou seu conceito, que deixa qualquer um tão feliz e satisfeito, que não quer guardar só para si ou para aquele momento e sim levar ao conhecimento de seus familiares e amigos.

Existem ainda elogios ou destaques a respeito de sua pessoa em solenidades ou eventos sociais que tem um peso maior, fazendo com que ela jamais se esqueça, registrando o fato para o resto da sua vida.

Alguns registram até em seu diário ou escrevem em livros para compartilhar esses momentos felizes.

Veja daí, o que significa um conceito ou preconceito.

Por isso, vale a pena ter atitudes positivas, praticando somente boas ações e de respeito que marquem com a formação de bom conceito.

 

 

Por Hatiro Shimomoto • Escritor, Presidente do Conselho da Organização King de Contabilidade; Hatiro Shimomoto Advocacia; TRIJAB - Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil; ABRADE - Associação Brasileira de Defesa das Empresas;  Dep. Estadual 6 mandatos. Professor, advogado e contabilista.


 

Voltar