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Mais fome no inverno?

Conheça os alimentos que aquecem, satisfazem e não engordam!

 

Ninguém duvida desta afirmação: “No inverno temos mais fome”! E a ciência sabe muito bem explicar os motivos deste aumento de apetite, o que ela não responde com clareza é como driblar o desejo por alimentos gordurosos, cremosos e densamente calóricos associado a menor aceitação por saladas, frutas e grelhados.

O inverno pode ser muito interessante em alguns aspectos, mas é desmotivante para a prática de exercícios físicos e essa redução nos gastos energéticos associado ao consumo aumentado de alimentos tipo feijoada, chocolate quente, fondue, sopas cremosas e doces pode trazer consequências desastrosas.

Além do ganho de peso há o risco de se conseguir um aumento da quantidade de colesterol no sangue e com isso maior predisposição a ter doenças cardiovasculares. Será que vale a pena?

A saída é pensar em estratégias que ajudem a curtir o inverno, seus prazeres culinários com o menor risco em ganhar peso e de ter aumento no colesterol sanguíneo.

Existem mil dicas de substituição de pratos e alternativas de preparações que podem ajudar a driblar o ganho de peso durante o inverno, mas a intenção desse artigo é reforçar algumas delas que facilmente podem ser adotadas no seu dia a dia. 

Saiba um pouco mais sobre os alimentos que aquecem, satisfazem e prometem não engordar.

A primeira coisa a entender é que alimentos quentes não são mais calóricos, o que faz um alimento ser mais calórico que outro é a sua composição e não sua temperatura. 

Os alimentos que contêm gordura são os mais calóricos, pois fornece 9 kcal por grama enquanto que os carboidratos e proteínas, por exemplo, fornecem 4 kcal/g. Então pensar em um prato bem quentinho e sem gordura pode aquecer e satisfazer de uma forma bem saudável. Exemplo: ao invés do tradicional chocolate quente, beba leite desnatado com cacau. Sopas a base de carne e legumes ou leguminosas sem adição de creme de leite ou queijo derretido.

Outra forma de se aquecer é adicionar alimentos termogênicos nas preparações do dia a dia (eles possuem a propriedade de aumentar a temperatura do corpo reduzindo o ganho de peso). São eles: Canela em pó, Gengibre, Pimenta e Chá verde.

 Dicas: frutas aquecidas e polvilhadas com canela em pó; chá de gengibre com canela em rama (semelhante a quentão sem pinga); chá verde após as refeições; preparações com adição de pimenta.

Utilize também os alimentos que ajudam na saciedade e ainda contribuem para cuidar da saúde:

1. Psyllium em pó: é uma fibra extraída de uma planta medicinal chamada Plantago ovata. Quando acrescida em sopas, mingaus, cremes e molhos ela provoca maior saciedade além de reduzir a absorção da gordura presente na preparação.

2. Castanhas e nozes: fontes de proteínas e gorduras de boa qualidade são ideais para pequenos lanches entre as refeições. Consuma de 3 a 5 unidades.

3. Prefira batata doce, tapioca ou aveia no lugar do pão francês. Eles ajudam a reduzir o apetite além de prolongar a sensação de saciedade.

 

Por Edina Aparecida T. Trovões • Nutricionista CRN3-1579 • edina.trovoes@terra.com.br • Consultório: 2307-1551


 

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