FOTOS

Começando uma vida a dois

Dicas de compras saudáveis

 

A decisão de morar juntos sempre acaba exigindo um pouquinho de organização, acordos, divisões, incluindo planos de vida que agora será compartilhada e por ai afora.

Dentre todos esses planejamentos, a compra de alimentos certamente será lembrada. 

Muitas vezes é difícil decidir qual o local mais adequado, quais os melhores itens a serem incluídos, no que se deve prestar atenção nas embalagens dos alimentos, como reconhecer quais alimentos valem a pena comprar separando daqueles que alegam algum benefício à saúde e na verdade não passam de alimentos ultraprocessados (grandes vilões à saúde).

Vale a pena conhecer algumas dicas que com certeza farão uma grande diferença para sua saúde física e financeira.

• O melhor local para compra de produtos naturais e frescos são as feiras (principalmente as orgânicas) e os Hortifrutis. Dica: Mais DESCASQUE do que DESEMBALE

• Caso não tenha tempo para lavar e preparar legumes frescos, então opte pelos congelados ou enlatados com menor quantidade de sal e glutamato monossódico (leia o rotulo nutricional e a lista dos ingredientes utilizados)

• Cuidado com os supermercados que possuem longas fileiras de corredores, cheias de itens industrializados e convidativos que fazem você comprar por impulso, enquanto procura o que realmente interessa.

• Caso sua melhor opção seja fazer compras no supermercado, procure ir no “Dia da Feira”, quando os produtos são mais frescos.

• Avalie as suas escolhas, o ideal seria comprar três alimentos naturais ou minimamente manipulados pela indústria, para cada item totalmente industrializado. Dica: Não compre nada que não estrague, ou que contenha nos ingredientes algum produto que você não consiga pronunciar a palavra.

• Preste mais atenção no rotulo nutricional e nos itens dos ingredientes que compõem aquele alimento do que na propaganda da embalagem. Dica: Se quiser um pão integral verifique se na relação de ingredientes do rotulo nutricional o primeiro item é farinha de trigo integral, caso apareça em primeiro lugar simplesmente farinha de trigo, esse pão não é integral!

• Confira se a propaganda da embalagem está de acordo com a rotulagem nutricional, principalmente na parte dos ingredientes que compõem aquele produto. Dica: Biscoito de aveia deve conter aveia na composição, certo? Caso ela apareça em terceiro ou quarto lugar na lista de ingredientes, saiba que aquele biscoito não é de aveia.

• Outra dica: muçarela de búfala é feita de leite de búfala e se constar, também, leite de vaca na lista de ingredientes, saiba que você estará comprando uma muçarela mista.

• Essa mesma dica vale para o azeite extra virgem. Algumas empresas misturam óleo de soja no azeite. Confira na lista de ingredientes se esse azeite é realmente azeite extra virgem puro. 

• Antes de sair para as compras, procure planejar o cardápio e as refeições do período, fazendo uma lista com os itens que serão necessários. Isso evitará compras supérfluas e consumo desnecessário. Dica: Procure comer antes de ir às compras, isso ajudará a você não cair em tentações.

• Planejar as compras evita também as constantes idas ao supermercado, local onde sempre se encontra mais uma “coisinha para comer”. 

• Planeje comprar frutas e castanhas para lanches, evitando biscoitos, sucos e doces.
Boas compras!

 

Por Edina Aparecida T. Trovões • Nutricionista CRN3-1579 • edina.trovoes@terra.com.br • Consultório: 2307-1551


 

Voltar