FOTOS

O que é Micropigmentação ou Dermopigmentação?

 

A micropigmentação é o procedimento onde introduzimos na pele pigmentos (substância que dá cor) que irão alterar o tom e desenho da área escolhida.

Por muito tempo conhecida como maquiagem definitiva, a micropigmentação é uma técnica que até hoje assusta e confunde muitas pessoas por se usar agulha e pigmentos, os clientes podem até achar que se trata de tatuagem, mas veremos aqui que existe uma grande diferença.

Mas antes de entender melhor as diferenças entre tatuagem e micropigmentação, você precisa saber mais sobre o maior órgão do nosso corpo: a pele. Sim, a pele é o maior órgão do nosso corpo e é formada por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme.

E é justamente entre a epiderme e a derme que a micropigmentação acontece, por isso dá-se o nome também de Dermopigmentação. Já a tatuagem acontece em um nível mais profundo da derme, muitas vezes até alcançando a hipoderme, com agulhas mais grossas e numerosas. O pigmento que é usado na micropigmentação também é diferente e os aparelhos também tem peso e rotação diferentes. O aparelho da micropigmentação chama-se dermógrafo, é leve e muito delicado. Isso além de favorecer no resultado final, influencia também na dor, sendo muito mais tolerável a micropigmentação independentemente do local que a pessoa deseja pigmentar.

 


Hoje existe técnicas na micropigmentação para quase todo o corpo. Como as sobrancelhas que já é mais conhecida, mas podemos corrigir falhas e valorizar traços como: olhos, boca, vitiligo, falhas no couro cabeludo, seios (tanto para reconstrução de mamas como cirurgia plástica estética), enfim, são tantas possibilidades que até gengiva despigmentada, principalmente em peles negras, pode-se pigmentar.

Por exemplo nas sobrancelhas podemos usar uma técnica mais compactada que irão durar muito mais justamente por ficar mais preenchidas e uniformes, a sombreada como o próprio nome diz valoriza o desenho sem ficar totalmente preenchida, ela fica como uma sombra muito suave e leve. A fio a fio simula fios que a sobrancelha já não tenha mais, deixando mais discreta, porém sua durabilidade é menor. Como vimos existem várias técnicas que vão ser escolhidas pelo profissional conforme a necessidade do cliente e seu desejo.

A durabilidade depende muito da pele de cada um, da área a ser submetida a pigmentação, dos cuidados da pessoa, de sua genética e da técnica escolhida pelo profissional, mas aproximadamente 3 anos é a média de tempo que a grande maioria volta a procurar o retoque. Claro que existem variações como já explanamos.

Simples e apaixonante a micropigmentação é uma técnica que precisa de um profissional experiente, mas que deixa tanto a mulher como o homem muito mais bonito e seguro consigo mesmo.

 

 

Por Denise Biagi • Micropigmentadora do Centro Estético de Beleza Alquimiah 


 

Voltar