FOTOS

Vencer Obstáculos

 

Acredito ser este um tema que a maioria das pessoas se preocupa.

Vencer é o objetivo de todo mundo, mas encarar e vencer os obstáculos do cotidiano é um desafio constante.

Por que será que muitas pessoas não gostam ou evitam e fogem dos problemas?

Será que o fato das pessoas preferirem coisas mais fáceis, é porque não desejam lutar e vencer os obstáculos ou não querem solucionar os problemas?

Não existe ninguém neste mundo que tenha tido uma vida sem problemas e que seja um vencedor.

Sabemos que para ser um lutador, seja em que modalidade for, é preciso que passe por muitos treinos, pois quanto mais forte o adversário, maior deve ser o preparo.

Como comparativo, citemos uma Nação, cujo povo não enfrente problemas climáticos, tais como, inverno rigoroso, calor excessivo, tornados, tsunamis, vendaval e chuvas e outro povo que esteja acostumado a enfrentar sempre todos os problemas da natureza, ao contrário do exemplo anterior.

Qual o povo mais preparado e mais resistente, com chances de saírem vitoriosos?

 


Desta forma, devemos estar sempre nos preparando para vencer quaisquer obstáculos que surjam em nossas vidas.

Meu pai Yasuichi Shimomoto dizia para seus 12 filhos: “Sofrimento até pagando!”, “Quem quiser vencer deve peregrinar e se necessário, passar fome para valorizar a comida que tem em casa”, “Exerça o voluntariado em benefício da comunidade”, “Não prejudique os seus semelhantes”, ”Não seja escravo do dinheiro, ele é uma consequência do seu trabalho” e com muitas outras palavras, ele nos forjava para a vida que levamos hoje.

Existem muitas pessoas que sejam por não ter recebido esse tipo de educação, sejam por não ter levado em consideração, adotam como costume premiar seus filhos em dinheiro pelas obrigações da vida, tais como passar de ano na escola, tornando-os mercantilistas para o resto da vida.

Por isso devemos aceitar os problemas e obstáculos que surgem em nossas vidas para com isso, aumentar a nossa capacidade e satisfação em superá-los.

Atribua aos seus filhos e/ou colaboradores as tarefas importantes e difíceis, se quiser prepará-los e torná-los importantes na vida.   Nunca faça por eles o que eles devem fazer e se o fizer você estará prejudicando o seu futuro.

Assim como um diamante que outrora foi uma pedra bruta que submetido a pressão se transformou numa joia preciosa, o homem através das dificuldades impostas pela vida irá melhorar como ser humano, destacando-se dos demais.
Feliz Natal e Próspero 2016!

 

Por Hatiro Shimomoto • Escritor, Presidente da Organização King de Contabilidade; Hatiro Shimomoto Advocacia; TRIJAB - Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil; ABRADE - Associação Brasileira de Defesa das Empresas;  Dep. Estadual 6 mandatos. Professor, advogado e contabilista.


 

Voltar