FOTOS

Suco Beleza

 

Com certeza, você sabe que uma pele saudável e bonita, não é só obra de um bom médico dermatologista. E que ela é o resultado de um conjunto de fatores que são parte do tipo de vida que você leva. 

Você pode até se alimentar bem e fazer exercícios, porém fuma feito uma chaminé. Sua pele, com certeza, ficará sem viço e levemente amarelada. Você é da noite, adora uma balada, dorme tardíssimo e gosta de beber. Sua pele perderá o brilho, as bolsas e olheiras se instalarão sob os olhos e, dependendo, sua pele será um pouco avermelhada. Você diz que prefere as rugas a usar protetor solar e tosta no sol como um lagarto. E não fica feliz com o que vê do outro lado do espelho, já que você está bronzeada e sua pele ressecada, manchada e toda riscada de marcas de expressão. E por aí vai...

O equilíbrio, o caminho do meio, é sempre a melhor solução. De tudo um pouco, sem exagero. Tanto na alimentação, quanto nos exercícios físicos, nas noitadas, na bebida... Nunca se pesquisou tanto para se descobrir novos princípios ativos, e encontrar nutrientes com poder de neutralizar a ação dos radicais livres nas células.


 

E por mais que a tecnologia esteja adiantadíssima, a nutrição da derme acontece de dentro para fora, e a carência de vitaminas pode comprometer o tônus e a elasticidade da pele, cabelos e unhas.

Uma ideia é complementar a sua alimentação com sucos à base de vegetais que contém vitaminas, minerais e ferro e as frutas que ricas em betacaroteno, vitamina C, polifenois, feitos na centrifuga para o melhor aproveitamento das 
fibras. Sozinhos eles não vão fazer milagres, mas acompanhados de exercícios físicos, alimentação saudável, ingestão de bastante água, e o acompanhamento de um nutricionista e um médico dermatologista são um bom caminho.


Existe uma vasta literatura sobre o assunto, que você encontra nas bancas, livrarias e na internet. Um deles é O PODER DOS SUCOS, de Jay Kordich.
 

NUTRI... O QUE?


Os nomes estão cada vez mais complexos, mas muitas vezes significam coisas corriqueiras. 

Nutricosméticos, por exemplo, são produtos que contém vitaminas, como um shampoo com vitaminas, como os da Kerastase, por exemplo.   

Nutricéuticos são medicamentos para nutrir o cabelo e as unhas que só  devem ser indicados pelo médico dermatologista. O Ineov e o Imedin são dois exemplos do que se encontra pronto no mercado.

Os manipulados são as fórmulas que os médicos dermatologistas prescrevem segundo as necessidades específicas de cada pessoa. E todo cuidado é pouco com eles. 

 

Por por Maiá Mendonça

 

 


Dra. Patrícia Rittes • Dermatologista com Pós-graduação Dermatológia • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo www.prittes.com.br


 

Voltar