FOTOS

É Natal
Hora de aumentar a sensibilidade

 

Pois é pessoal, dezembro chegou e com ele todas as cores do Natal.

Nossas ruas se vestem com milhões de lâmpadas que iluminam prédios, casas e nos mostram uma nova paisagem, e é nesse cenário que os fotógrafos encontram um prato cheio para fazer belas fotos e também treinar algumas técnicas para obter resultados surpreendentes. Aqui vão algumas dicas:

A primeira delas é: aumente a sensibilidade (ISO) da câmera, pois dessa forma conseguirá captar as luzes com mais facilidade e clareza, de forma geral evite utilizar o flash, embora dependendo da cena, sua utilização se faça necessária.

Em cenas estáticas a utilização de um tripé é bem-vinda. Se sua câmera conta com regulagem de temperatura de cor, aquela que tem um sol ou uma lâmpada desenhada, faça utilização desse recurso! Faça testes e verá uma grande diferença entre as fotos.

É importante lembrar que as câmeras mais simples não respondem bem a ISO muito elevado, portanto tome cuidado, não exagere, mais uma vez faça testes. Faça as fotos utilizando os recursos desejados, descarregue-as e visualize em tamanho grande no computador, assim conseguirá ver melhor a diferença entre elas, só assim saberá os limites de sua câmera.

 


Arvóre de Natal 2015 do Ibirapuera - foto: nilton_sg_/Instagram


Se sua câmera tiver o recurso para fotografar em "RAW" é importante utilizá-lo, pois na hora de tratar suas fotos em programas como lightroom ou photoshop o resultado será bem melhor.

Outra dica importante é quanto à segurança. Não se deve sair por aí a noite sozinho fotografando com equipamentos caros, então se possível, junte um grupo de amigos. Isso te dará mais segurança.

Agora que as dicas foram dadas, coloque-as em prática e tenho certeza que o resultado será surpreendente.

Queridos amigos e leitores que as luzes do NATAL iluminem não só as belas fotos que fizermos, mais o coração de cada um de vocês, e que apesar de todo clima festivo reservemos alguns minutos para nos lembrar do verdadeiro espírito do NATAL.

Boas festas, Feliz Natal e um Ano Novo de felicidade e é claro lindas fotos.

 

Por Marcio Guastelli • fotógrafo


 

Voltar