FOTOS

Clássicas ou modernas, decorações de Natal são para a casa toda

 

O Natal é sem dúvida uma das datas prediletas entre os brasileiros, principalmente por se tratar de um período que representa paz, amor, união e também renovação. E é nessa época do ano que a maioria das pessoas enfeitam suas residências. Luzes de diversas cores e intensidades, pinheiros naturais e artificiais, renas, neve artificial, papais-noéis de pelúcia, de louça e de plástico, bolas brancas, vermelhas e verdes, guirlandas grandes e pequenas, velas coloridas, estrelas douradas e prateadas. As alternativas para inserir o natal dentro de casa são diversas, indo desde itens para a cozinha até produtos temáticos destinados para o banheiro, quartos ou áreas externas. Modificar a residência no mês de dezembro é uma prática comum, que se tornou tradição e certamente instiga o senso de criatividade das famílias, que buscam inovar a cada ano.

Comerciante especializada em decoração, Marília de Dirceu Morelli, sócia proprietária da Pop Flores Decorações (www.popfloresdecoracoes.com.br), explica que para cada tipo de item e objeto existe uma harmonização e que, assim como no mundo fashion, as decorações de Natal também possuem suas modas e tendências, que se alteram periodicamente. "Os grandes lançamentos de 2015 são borboletas e pássaros brancos adornados com pérolas, pedrarias e brilho. Essas novidades implementam maior glamour e ficam muito bem em árvores, arranjos e guirlandas verdes. No caso das árvores e guirlandas brancas os adornos em dourado darão um toque de requinte", orienta.

Marilia ressalta também outros objetos que podem ser adaptados para a ocasião. "Use saboneteiras nos banheiros e lavabo, flores em vasos e potes, pendentes nas maçanetas, festão ao redor das janelas e portas, tudo com motivos natalinos. Os clássicos Papai Noel, boneco de neve, rena, anjos e bolas são sempre bem-vindos", diz. Outra dica importante é com relação à escolha do estilo da decoração. Seguir as mesmas características em ambientes diferentes pode ser uma boa ideia, segundo Marília. "É interessante decidir se pretende seguir o tradicional, o glamouroso ou o leve e colorido e então manter com atenção à proposta", explica a profissional. Complementando as opções dos diferentes estilos, é possível ainda escolher entre o rústico, moderno e o minimalista, que também estão em alta e são facilmente encontrados no comércio. Uma tendência iniciada em 2014 e que se mantém agora em 2015 são as figuras e itens flocados, principalmente as árvores. 

 


Designer formado pela Universidade Estadual de Maringá, João Alves de Lima Junior, 43, explica que, para os mais focados e cuidadosos, é possível organizar e modificar todos os cômodos da residência com as temáticas de natal. "No banheiro, sugiro objetos de porcelana sobre a bancada e também vasos de poinséttia (Flor de Natal) ficam muito bons. Na cozinha, potes temáticos de cerâmicas, patchwork e pequenas figuras natalinas em resina harmonizam bem com o ambiente. Para os quartos, almofadas temáticas, bonecos natalinos e topiarias. Já na sala dá pra soltar mais a imaginação. O importante é que os objetos de decoração tenham a ver com o estilo de vida da família e conte um pouco a sua história", indica Junior, que mantém desde 2009 o blog www.designinnova.blogspot.com, onde escreve, dentre outros temas, sobre decoração natalina e design em geral.

Decoração nos shopping centers

Localizado no coração do bairro, o Shopping Center Penha preparou sua tradicional decoração de Natal, intitulada de Noel Jazz Band, que inclui cinco Papais Noéis animatrônicos que entoam a cada 30 minutos canções do músico americano Lou Rawls. As apresentações acontecem na Praça de Eventos do empreendimento, junto a decoração principal onde se encontra o tão aguardado Papai Noel, que, sentado em seu trono, atende crianças, tira fotos e recebe cartinhas de segunda a sexta-feira. Além disso, todos os corredores do shopping estão enfeitados com festões e guirlandas, assim como a fachada, que conta com cascatas de luzes.

Com o propósito de atrair um número maior de público nessa época do ano, o Shopping Penha começa a projetar as decorações de Natal ainda no primeiro semestre do ano, entre os meses de fevereiro e março, para que em novembro tudo já esteja montado. O processo de escolha do tema de cada ano ocorre em parceria com os demais shoppings da mesma administradora, sempre levando em conta as características individuais de cada empreendimento e de acordo com as pesquisas e ações de marketing. "As decorações são sempre focadas em projetos que tenham similaridade com o público do shopping. A decoração também é uma estratégia de marketing e está diretamente ligada ao público e as pesquisas que temos em mãos do empreendimento e seus clientes", conta a gerente de marketing Alessandra Rosa Nunes.

 


Decoração de Natal do Shopping Penha


Alessandra destaca que empreendimentos como shopping centers participam efetivamente na propagação do espírito de Natal, justamente por conta da decoração e pelo investimento nesse evento, que é tão aguardado pela população, principalmente pelo público mais tradicional como é o do Shopping Penha. "A época de Natal é mágica e encanta todas as pessoas. A impressão que temos é que se amenizam todos os problemas e nos dá a sensação de renovação. Esse sentimento é também importante para os shoppings, que trazem essa magia mais perto das pessoas com decorações e o esperado Papai Noel. Todos os shoppings investem boa parte de seu orçamento anual para que esse sentimento seja cada vez mais presente", diz.

Inaugurado em abril deste ano, o Parque Shopping Maia, localizado em Guarulhos, terá sua primeira edição de Natal em 2015. Para um empreendimento que já nasceu grande, a decoração natalina não poderia ser diferente. Com parceria da marca Cecília Dale, especialista no setor, a equipe do shopping criou o tema Símbolos do Natal, que teve início em 03 de novembro. A decoração conta com casa do Papai Noel, com o Bom Velhinho sentado em sua poltrona, Mamãe Noel cozinhando, uma mesa decorada com doces e uma linda árvore enfeitada com luzes e laços. Além disso, no mesmo piso (1), uma carruagem temática recebe as crianças para um passeio, gratuito, pelo cenário decorado.

Para Karin Bönisch, superintendente do Parque Shopping Maia, uma boa decoração de Natal tem o poder de fidelizar os clientes em decorrência da emoção que a data proporciona nas pessoas, que, ao verem o ambiente bonito e bem cuidado, tendem a sentir o desejo de retornar ao local. "Natal é época de renovar esperanças, de depositar expectativas no próximo ano que se aproxima. E, ao ver o shopping todo decorado, o público automaticamente revive essas lembranças familiares, sente saudades de entes queridos, comemora com a alegria das crianças. É uma data que mexe com as emoções", diz.


Decoração de Natal do Parque Shopping Maia


Mas Karin ressalta que o grande segredo para que o shopping se destaque frente aos demais está no relacionamento com clientes e lojistas, já que hoje ele não é mais apenas um centro de compras. "Claro que uma bela decoração ajuda, mas não é apenas isso o que torna um shopping importante para que seja a escolha de uma família que deseja ter um local de passeio e lazer. Hoje, mais do que nunca, o shopping se tornou um espaço de convivência. Por isso, é fundamental que o visitante saiba que é querido aqui dentro", encerra. A decoração de Natal no Parque Shopping Maia seguirá até o fim de janeiro.

 

Por Arilton Batista


 

Voltar