FOTOS

Ficar muito sentado durante o dia associa-se à mortalidade!
Mesmo se você fizer exercícios!

 

Você já deve ter ouvido falar que o sedentarismo pode facilitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, aumentar o risco em sentir dor, acelerar o processo de envelhecimento dos ossos, entre tantos outros prejuízos.

Agora, a grande questão da ciência atualmente é definir quais são os critérios de sedentarismo. Sedentarismo nos remete a “um saco de batatas”, ou uma “Maria mole”.  Todos sabem que sedentarismo está relacionado a falta de movimento no dia.

Pensando nisso muitos estudos foram realizados para verificar o efeito do exercícios físicos na saúde das pessoas. Hoje podemos afirmar que fazer exercícios físicos de intensidade moderada regularmente pode ter efeitos positivos em nossa saúde. Por isso a Organização Mundial da Saúde nos incentiva a caminhar diariamente por 30 minutos ou fazer exercícios regularmente. 

 


Ilustração: Clayton Torres


Mas será que o exercício regular automaticamente torna uma pessoa não ser mais considerada sedentária? Será que esse tipo de recomendação é suficiente para reduzir todos aqueles riscos de doenças e envelhecimento? 

Recentemente pesquisadores entrevistaram mais de 17.000 pessoas canadenses para saber quanto tempo ficavam sentadas durante suas atividades de trabalho, estudo e serviços de casa (a- nenhum tempo; b-aproximadamente ¼ do tempo; c-aproximadamente metade do tempo; d- aproximadamente ¾ do tempo; e- quase todo o tempo). Depois de alguns anos, 1832 pessoas tinha morrido (759 de doença cardiovascular). Analisando os dados, os pesquisadores perceberam que existiu uma associação entre as pessoas que ficavam mais tempo sentadas e a morte por doenças cardiovasculares. E o mais surpreendente é que essa associação aconteceu com aqueles que ficam mais tempo sentados e não eram fisicamente ativos quanto para aqueles que eram fisicamente ativos e ficavam muito tempo sentados!

Na verdade a palavra sedentarismo só atrapalha! O melhor seria pensar em comportamentos sedentários. Quais são os comportamentos sedentários do seu dia? Como pode fazer a mesma tarefa tendo um comportamento mais ativo? 

Quem sabe se você escolhesse subir pela escada convencional ao invés da escada rolante. Ou voluntariamente levantar e caminhar no meio do período de trabalho? 

 

 

Por Ft. Rodrigo Rizzo • responsável pelo Instituto do Movimento (www.institutodomovimento.com.br ) 27913266. Rua Jorge Augusto, 668 – Penha (200 metros do metrô Vila Matilde)  


 

Voltar