FOTOS

O Ar Condicionado do seu veículo pode ser um grande aliado

 

Além de ajudar a suportar melhor o calor, o ar condicionado do seu carro pode ser um aliado na qualidade do ar. Um metro cúbico de ar respirável pode conter entre 10 e 80 bilhões de partículas, dependendo das condições meteorológicas e do local. Com isso, em grandes centros urbanos, a qualidade do ar que respiramos é frequentemente avaliada como ruim, como é possível observar nos relógios de rua. E, principalmente, em períodos de longa estiagem, como o que estamos vivendo atualmente, fica ainda pior. 

Existem algumas situações que são ainda mais críticas:

Durante alta primavera e outono 

No Brasil, nos meses de setembro e outubro, auge da primavera, e março e abril, durante o outono, há maior incidência de pólen no ar. Se ele penetra no automóvel não filtrado ou com filtro vencido, pode desencadear processos alérgicos.

Olhos lacrimejantes, nariz escorrendo e falta de ar são sintomas comuns nessa época. Há ainda grande chance de ataques de espirros, que podem acabar aumentando consideravelmente o risco de acidentes, pois um espirro ocorrido a uma velocidade de 95 Km/h significa que o condutor estará sem enxergar enquanto dirige por 30 metros.

Pessoas propensas a crises alérgicas

Partículas maiores do que aproximadamente 2 µm (microns) serão depositadas em sua maioria nas vias respiratórias.
Elas podem desencadear reações alérgicas e prejudicar o bem-estar. Pessoas alérgicas, em particular, sofrem com essas pequenas partículas.

Tráfego por túneis

Para quem circula com frequência em túneis, os riscos resultantes para a saúde são significativamente intensificados, pois, por ser um local fechado, os níveis de concentração podem ser até seis vezes maiores do que os valores encontrados no ambiente externo, como a rua ou estrada.

Isso faz com que a higienização do ar e do sistema de ar condicionado seja um item da mais alta importância na manutenção do seu carro.

Já está à disposição uma tecnologia de higienização que ajuda a melhorar a qualidade do ar no interior dos veículos, atuando na redução dos odores causados por microrganismos e também na prevenção de diversas doenças respiratórias.

“A higienização através da oxi sanitização é um revolucionário processo de higienização com ozônio que elimina fungos, bactérias, vírus, e odores causados por microrganismos”, explica Sérgio Basilio da rede Lave Park, com unidade na Penha, que realiza o serviço.

O Ozônio é um gás natural, que se encontra na estratosfera. Ele forma uma camada, como um filtro, que protege os seres vivos dos raios solares malignos. O Ozônio é instável, possui um odor característico e é incolor em baixas concentrações. É formado a partir do oxigênio (O2). Nuvens eletrizadas em tempestades formam o Ozônio: Oxigênio (O2) + descargas elétricas = Ozônio (O3) (Efeito-Corona). É o Ozônio quem limpa o ar depois da chuva, deixando aquela sensação de ar puro e fresco.

Há um bom tempo o ozônio já é usado para tratar ar, água e efluentes por ser um dos mais poderosos oxidantes que se conhece e agora essa tecnologia foi disponibilizada para ser utilizada na higienização de veículos.

“O processo é feito com um aparelho gerador de ozônio, colocado no interior do veículo por pelo menos 30 minutos. Esse aparelho transforma o ar ambiente do habitáculo em moléculas de ozônio. No ar, o Ozônio elimina cheiros ruins e sanitiza o ambiente, pois, oxida bactérias, fungos, vírus, germes, ácaros e outros microrganismos. Ele remove cheiro de cigarros, mofo, comidas, bebidas, animais, vômitos, etc. A aplicação do Ozônio no ar, previne a ocorrência de doenças respiratórias. É ideal para pessoas que têm rinites alérgicas”, afirma Basilio.

Como o funcionamento do equipamento se baseia na ativação controlada das moléculas de oxigênio do ar, conseguindo um aumento notável na capacidade de reação deste elemento com a matéria orgânica contaminante, ele promove a higienização do ar condicionado ou sistema de ventilação de seu veículo, melhorando a qualidade interna do ar, ajudando na prevenção das doenças respiratórias.

Uma das grandes vantagens da oxi sanitização é que sua realização não causa irritações e não deixa resíduos tóxicos, sendo um processo ecologicamente correto, pois a sanitização é feita sem uso de produtos químicos.

Vale a pena conhecer essa tecnologia para respirar melhor mesmo nesse ar tão poluído das grandes cidades.


 

Voltar