FOTOS

Fotografia e cidadania

 

Diante da atual conjuntura política e econômica do país a população se manifesta dentre outras formas, indo para as ruas para expressar seus anseios.

De forma democrática exercem sua cidadania através de protestos por todo o país, sejam elas homens, mulheres, adultos, crianças e idosos de todas as raças e credos, para os fotógrafos de plantão, isso é um prato cheio de boas imagens que além de importante documento histórico, muitas vezes tem uma plasticidade e simbolismo incríveis.

Em fotos jornalísticas, muitas vezes, a composição e os elementos da imagem têm mais peso do que a qualidade técnica.

A foto abaixo foi feita no último dia 16 de agosto, por ocasião das manifestações contra a corrupção e pelo impeachment da presidenta Dilma Roussef. Nela Leonardo Belini, 11 anos, exibe um cartaz que diz “fora Dilma” e ele está em frente o batalhão de choque da polícia militar que interditava uma das ruas, e como se não bastasse em sua camiseta havia os dizeres “sou criança e o meu futuro? “Este conjunto de elementos tornam a imagem bastante emblemática apesar de serem feitas a partir de um simples celular.

 


Foto: Marcio Guastelli


Para quem gosta de fotografia, sair às ruas nessas ocasiões, pode ser um grande exercício de foto jornalismo e composição de imagens, mesmo com equipamentos mais simples. Você não precisa necessariamente de um equipamento caro para obter boas imagens, precisa sim de boas ideias e um pouco de técnica.

Mas não se esqueça tudo dentro de uma boa margem de segurança, nada de tumultos, equipamentos sem seguro ou manifestações agressivas. É preciso ser um profissional da área para enfrentar tais situações.

É isso pessoal, exerçam sua cidadania e aproveitem para fazer boas fotos.


 



Por Marcio Guastelli • fotógrafo


 

Voltar