FOTOS

Quer ser fotógrafo profissional?

 

Aqui vão algumas dicas que poderão ajudar você a se tornar um profissional de sucesso.

É muito importante saber que ninguém dorme amador, e acorda profissional esse processo leva tempo empenho e dedicação.

Procure por bons cursos de fotografia que tenham tradição na área, esses cursinhos de curta duração ministrados sabe-se lá por quem, não te levam a lugar nenhum, só te fazem gastar tempo e dinheiro.

Feito isso, identifique em qual área gostaria de atuar, foto jornalismo, moda, produtos, estúdio, casamentos e assim por diante, dessa forma você poderá saber qual equipamento adquirir.

A compra de seus equipamentos deve ser bem elaborada levando-se em conta a área de atuação, funcionalidade e custo benefício. É muito comum jovens fotógrafos saírem por aí comprando tudo que vê, não faça isso, você vai gastar dinheiro à toa.

A partir daí treine, treine, treine muito, é com erros e acertos que você vai aprender e esclarecer dúvidas. Lembra do curso que falamos há pouco? Pois bem, leve suas dúvidas para o professor, discuta com os colegas, isso vai te fazer crescer.

Quando se sentir preparado, é hora de buscar um estágio numa empresa que atue na mesma área almejada por você e aí sim, ao lado de profissionais, você vai aprender não mais só a teoria e sim os macetes e detalhes que envolvem o dia a dia de um fotógrafo profissional.

A fotografia então vai te mostrar um universo de possibilidades, desde os detalhes técnicos referentes a todos os equipamentos, câmeras, lentes, flashes e outras fontes de luz até os mais subjetivos e pessoais como enquadramento, composição, direção e assim por diante.

Ao montar o seu próprio negócio, alguns pontos são fundamentais, a administração e organização, uma boa estratégia de marketing para divulgação do seu trabalho como sites, facebook e todas as mídias atuais que tem um custo baixo e grande penetração e o mais importante sempre: coloque seu “DNA” no trabalho, ele vai identificá-lo sempre, é sua marca e por fim lembre-se de valorizar sua categoria, seus concorrentes não são seus inimigos, seja ético em todos os aspectos.

Abraços e boas fotos.

 

 

Por Marcio Guastelli • fotógrafo


 

Voltar