FOTOS

MinutoMED escolhe Shopping Penha para lançar a primeira clínica de varejo de atendimento imediato do Brasil

A empresa trouxe para o Brasil, no final de 2014, o modelo de “retail walk-in clinic” (clínica médica de atendimento imediato, localizada em ponto de varejo), um formato que já é bem-sucedido em vários países desenvolvidos e que tem o potencial de melhorar muito a vida de quem precisa de serviços de saúde por aqui

 

Costumeiramente no Brasil, pacientes com problemas de saúde ainda são encaminhados para um pronto socorro (pronto atendimento) de um hospital, ou para um consultório convencional. Na maior parte das vezes, isso significa passar incontáveis horas esperando por atendimento no serviço público. Infelizmente, os privados não são muito melhores: mesmo quem paga por atendimento no Brasil (diretamente ou através de convênios médicos), também acaba enfrentando uma fila sem hora para acabar.

Quem quer evitar as filas nos hospitais invariavelmente precisa pagar os altos preços de um consultório particular ou de outro prestador de melhor padrão. Porém, mesmo nesses lugares, os tempos de espera não são tão facilmente resolvidos: em muitos consultórios, as únicas datas disponíveis para agendamento estão a semanas ou meses de distância.


Muitos destes problemas ocorrem por uma questão de falta de capacidade para acomodação de volume: devido a controle de custos e outras ineficiências operacionais, prestadores convencionais têm capacidade limitada e naturalmente tendem a focar em condições mais complexas (no caso dos prontos socorros), ou precisam estabelecer uma longa fila de agendamento (no caso dos consultórios). Pessoas com condições menos complexas que precisem ser atendidas com agilidade, tendem a ficar em segundo plano. 
 


Porém, não precisa ser assim. Já existem lugares onde essas queixas são atendidas utilizando um formato mais otimizado e ágil, por um custo menor e sem necessidade de espera.

Nos Estados Unidos, por exemplo, isto já é uma realidade há mais de 10 anos. Um novo formato de prestador – as clínicas de varejo de atendimento imediato - atende à grande parte dos pacientes que apresentam problemas de saúde de baixa ou média complexidade.

Este formato de clínicas (em inglês chamadas de “retail walk-in clinics”) também se distingue de serviços convencionais por outras características, como a simplicidade da oferta de serviços (consultas, procedimentos e exames), os tempos de espera reduzidos, os preços acessíveis à população e a alta conveniência das localizações.

A MinutoMED tomou para si a tarefa de implementar este modelo no Brasil. A empresa, que contará com uma rede de clínicas em diversas localidades, escolheu lançar sua unidade pioneira na cidade de São Paulo, mais especificamente dentro do Shopping Penha, no bairro da Penha de França, na Zona Leste da capital.

“Escolhemos a Zona Leste e a Penha para abrir nossa unidade em dezembro de 2014 porque reúnem vários atributos que nos permitiriam pilotar este novo conceito no país” diz o Dr. André Paranzini, médico formado pela USP e Diretor Técnico da MinutoMED. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos na Penha até agora, e muito agradecidos à comunidade pelo modo carinhoso como nos recebeu. Vamos continuar a investir, a trazer os melhores médicos e enfermeiros, e a crescer; queremos nos tornar o prestador de referência da região, sempre com grande foco nas pessoas e na qualidade”

 


Na MinutoMED, uma consulta custa exatos R$89, e dá direito a um retorno para a mesma queixa no prazo de duas semanas; se for necessário medicar o paciente nesta consulta, a aplicação não é cobrada. Para além de consultas a clínica oferece outros serviços como procedimentos, exames, checkups e avaliações de saúde. “Adorei a experiência na MinutoMED. O pessoal todo da clínica é muito atencioso e eficiente, e como a clínica fica no shopping é muito conveniente! Um serviço nesse nível, que cabe no seu bolso … é muita sorte!”, explica a paciente Gabriela Moura.

À semelhança do que aconteceu nos Estados Unidos e vem acontecendo em países da Europa, o formato ágil dessas clínicas tem um grande potencial de melhorar muito a oferta de serviços de saúde por aqui. Este modelo não só beneficia pacientes com demandas mais simples por lhes garantir um atendimento rápido, com qualidade e a um preço acessível, mas também alivia os prontos socorros e consultórios convencionais, para que foquem nas queixas mais complexas para as quais estão vocacionados.

A esperança é que, com iniciativas inovadoras como esta, a qualidade dos atendimentos no Brasil melhore para todos os pacientes e em especial para quem precisa de saúde.

 

 

MinutoMED • Shopping Penha - Piso G2 • (011) 3805-5131 www.minutomed.com.br • clinicapenha@minutomed.com.br

 


 

Voltar