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Gastando ou repondo energia
a melhor alimentação para curtir o Carnaval!


Curtir o carnaval pode ter vários significados, como ir para a avenida junto com a escola de samba preferida, viajar e descansar ou ficar em casa e apreciar toda a folia sentado no sofá.

Na verdade o que interessa é aproveitar esses dias e se cuidar, seja gastando energia ou as repondo e em ambos os casos a alimentação precisa estar afinada com esses objetivos.

Veja as dicas da Nutricionista:

Desjejum

Inicie o dia com um suco detox para eliminar as toxinas e preparar o corpo para gastar energia e emagrecer ou repô-las sem ganhar peso.

Prepare o suco com frutas ricas em Vit C para melhorar a imunidade e que contenha potássio para aumentar a resistência dos músculos evitando câimbras (exemplos: laranja ou tangerina), acrescente uma folha de couve para desintoxicação do fígado afastando também a ressaca e gengibre para aumentar o metabolismo.

Além do suco, leite ou iogurte desnatado para fornecer cálcio necessário a contração muscular e força aos ossos

Adicione uma fonte de carboidrato para dar toda a energia necessária ao “desgaste” ou a “recuperação”. Prefira os pães ou biscoitos integrais, batata doce, tapioca ou inhame neste momento, evite pão branco, waffer ou panquecas que irão dar sensação de fadiga e indisposição.

Cuidado com a aveia ou cereais muito ricos em fibras que podem causar um efeito laxativo no momento do desfile.
 


Almoço / Jantar ou Lanches

Pensar em “pular” uma refeição para economizar tempo ou para comer menos e emagrecer só vai causar um efeito devastador, quer seja diminuindo o metabolismo com sensação de cansaço ou causando desequilíbrio nas funções do fígado e rim.

Arroz integral, macarrão, batata doce ou inhame são ótimas opções e devem estar acompanhado de uma proteína para repor a massa muscular, escolha carnes brancas e magras que são de fácil digestão, ricos em aminoácidos e não fornecem calorias indesejáveis.

Acrescente vegetais verdes escuros ou cor de laranja 

Termine com as frutas que repõem potássio e sais minerais: manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi.

Se preferir comer na rua, escolha pão integral com peixes em conserva ou omelete e evite frituras. É importante observar se são feitos na hora e se os alimentos estão armazenados em boas condições.

Evite maionese e carnes desfiadas para ficar longe de uma intoxicação alimentar.

Nos intervalos de descanso

Maçã, banana prata, barrinhas de cereal, biscoito integral e principalmente frutas secas (damasco, banana passas) são ótimas opções para garantir a energia e manter o metabolismo ativo. Não esqueça o suco de açaí.

Líquidos

Consuma álcool com moderação, ele provoca desidratação. Intercale com agua ou sucos de frutas.

Beba muita agua, que tal um copo por hora?

Os isotônicos são uma boa opção para os foliões que suam além do habitual, os sucos de frutas naturais são mais indicados para quem não sua tanto.

Água de coco é sempre uma excelente opção 

Sentir sede já é sinal de desidratação. Nessa hora, beba muito líquido.

Evite a qualquer custo

Ingerir alimentos gordurosos e frituras, esses além de prejudicar a digestão provocam sono, moleza e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa e engordar quem está descansando.

Cuidado com alimentos salgados e que contenham muito sódio (industrializados), eles retém líquidos provocando inchaço e aumento da pressão arterial.


Por Edina Aparecida Tramarin Trovões • Nutricionista CRN3-1579 • edina.trovoes@terra.com.br • 2307-1551

 


 

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