FOTOS

Ao Completar 85 anos Clube Esportivo da Penha lança selo comemorativo e fortalece sua marca na Zona Leste


Com grande barulho o Clube Esportivo de Penha entrou no ano dos seus 85 anos lançando uma marca comemorativa. O logo foi escolhido em um concurso entre os associados, o que não é novidade já que foram realizados concursos para outras datas, mas o trabalho de divulgação da marca está em outro patamar.

“O Clube passou a entender a necessidade de se comunicar diretamente com seu público de todas as idades, os que já são associados e os que podem vir a ser, e passamos a fazer um trabalho direcionado para isso”, explica Luiz Camara, Diretor de Marketing do clube.

Com a criação efetiva do departamento de marketing, na gestão do presidente Luis Carlos Picone, o clube deu uma verdadeira revolucionada na forma como interagia com seu público, tornando o nome e a marca do CEP muito mais conhecido em todo o seu entorno, ampliando a dimensão dos seus arredores.

Essa revolução teve várias etapas conforme explica Camara: “Antes existiam em uso muitas versões da marca do clube, o primeiro passo foi definir a marca efetiva e ai padronizar o uso em todas as áreas e espaços do clube. Catalogamos e atualizamos todas as publicidades internas, corrigindo as distorções existentes, criamos novos espaços de divulgação de parceiros, reformulamos todo o site do clube, iniciamos um trabalho especial com as redes sociais e implantamos o CEP Tv, com pontos estratégicos de exibição dentro do clube.”

A montagem da equipe do departamento foi fundamental. A Cristiane mudou a forma de atuação e o Braga da empresa Softmania foi “incorporado” atuando como prestador de serviços e se apaixonou pelo clube. Isso permitiu a profissionalização do departamento, até o lançamento do CEP Tv: “A CEP tv foi o marco para tirar o clube do papel e começar uma comunicação online e uma melhora no visual, foi o ponta pé para modernização do clube nas mídias sociais e para tudo que vem depois” afirma Braga.

A forte atuação nas redes sociais tem dado uma visibilidade impressionante para o clube. Para se ter uma ideia, hoje no Facebook o CEP tem 24 mil fãs. “Um caso importante para ser citado é a eleição da garota verão 2014. Foi o primeiro ano do evento e lançamos a divulgação básica em cima do facebook, convidando o pessoal para votar nas candidatas. Nós tivemos 157 mil visualizações de página e 850 pessoas postaram comentários. Esse plus de movimentação levanta o nome do clube” explica Luiz Mordente, Diretor Adjunto de Marketing.
“Nos tempos modernos a palavra-chave é compartilhar, por isso nós temos no facebook do clube 22 mil fotos de eventos, aquela foto que antes era vendida, o associado entra, pega e compartilha e junto divulga a nossa marca” explica Braga.

A reformulação do site, www.cepenha.com.br, permitiu saltar de uma média mensal de 3000 visitas para 7000 visitas.

Um dos projetos que deverá ser implementado em breve será uma nova rádio interna: “Além da programação musical, a Rádio CEP terá um locutor que anunciará em tempo real: está acontecendo agora no ginásio um jogo de vôlei contra o Palmeiras. Isso será uma grande prestação de serviço para movimentar todas as áreas do clube” explica Camara.

Tudo isso já teve um impacto muito positivo em todas as demais áreas do clube. O departamento social que já tinha grande sucesso na realização de seus eventos, passou a contar com um suporte ainda melhor para divulgação e conquista de patrocínios, permitindo realizar eventos ainda melhores e maiores para os associados e público em geral. Um exemplo disso foram os 2 eventos mais relevantes que o clube teve em 2014, as duas festas do flashback, com shows do RPM e do Ultrage a Rigor, que atingiram grupos e pessoas de fora de São Paulo, como Jundiaí,
ampliando o sucesso da bilheteria do evento, num resultado conjunto de todas as áreas do clube.

Isso também acontece com o departamento de esportes e o departamento cultural que são apoiados pelo marketing, conseguindo colher frutos melhores dos que eram colhidos antes. Um dos resultados visíveis é a maior participação dos associados nos eventos do clube, tanto dos sociais como dos esportivos.

Em todos os sentidos é perceptível os esforços da atual diretoria na melhoria da exposição da marca do CEP e os ganhos são significativos: “hoje em dia a gente expõe a marca do clube e as pessoas vem porque já tem conhecimento prévio do clube e não somente por causa do boca a boca. Hoje tem o cara que vem em um evento do clube que ele ficou sabendo no facebook, gostou do evento, gostou do clube. Já que ele teve que cruzar o clube todo para estar no evento, ele se interessa e busca mais informações para se associar.” explica Mordenti.

“Diariamente existe procura espontânea no site e no Facebook do clube de pessoas que estão querendo se associar, eles estão buscando comprar. Nosso papel é atender bem e encaminhar para formalizar essas novas adesões” afirma Braga.

“Como o nosso patrimônio é o associado, eu acho que a gente tem que prezar pela manutenção e hoje conversando com várias pessoas, elas comparam muito o clube com os clubes do entorno, e o que eles encontram aqui e não encontram nos outros é o conceito de clube-família. Nós temos 2 conceitos importantes: A percepção de clube-família que a pessoa tem quando já está dentro e de clube de campo no meio da cidade quando a pessoa está chegando. Por isso é tão importante trabalhar a marca para fortalecer esses conceitos nos associados e no público geral”, finaliza Camara.

 

 


 

Voltar