FOTOS

Novo Subprefeito da Penha 

Pedro Guastaferro Junior, o novo Subprefeito da Penha atua na Subprefeitura há muito tempo, conhecendo a região, seus problemas e suas necessidades. 

Nascido na capital, sempre residiu na Zona Leste. Em 1983, formou-se em Direito, pela Universidade Metropolitanas Unidas – FMU. Também é formado em Direito Administrativo pelo Centro Acadêmico XII de Outubro e Administração Pública e Chefias pela Escola de Economia e Administração da USP. Na Escola do Servidor Público formou-se em Gerenciamento de Processos; Elaboração de Orçamento Público; Pregoeiro e Pregoeiro Eletrônico. Cursou Gerenciamento das Cidades do Futuro pela UNICID e Administração de Contratos Públicos e Fiscalização de Contratos pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Trabalha na Prefeitura de São Paulo desde 1980. Em 2005 e de 2008 a 2011 foi nomeado Chefe de Gabinete da Subprefeitura Penha. Em 2006 e 2007, foi Coordenador Administração e Finanças. Foi também Chefe da Subunidade de Fiscalização Administrativa Subprefeitura da Penha; Encarregado da Supervisão de Uso e Ocupação do Solo; Chefe da Unidade de Controle de Autos de Infração e Chefe da Unidade de Depósitos e Oficinas. No dia 1º de agosto de 2014, foi nomeado Subprefeito da Penha. 



CityPenha: Uma das grandes vantagens da sua nomeação é que você conhece a região, vai atuar onde realmente precisa. 
Pedro: É muito gratificante para mim chegar nessa posição. Eu conheço a região, conheço até os problemas crônicos, aqueles que sei que mesmo tendo a maior boa vontade não vou conseguir resolve-los, mas vou tentar. Vou me empenhar para isso. Eu não trabalho sozinho, trabalho com todos. Estou embutindo isso na cabeça de toda minha equipe e, nós sabemos que você, por exemplo, é mais meus olhos, meus ouvidos e minhas pernas do que eu mesmo. Você vai dizer para mim o que está acontecendo, onde tem um buraco, uma árvore que esta caída, uma falta de iluminação, e você vai me cobrar, porque eu quero ser cobrado. O que eu peço para todos é que me cobrem. 

CityPenha: E ai você coloca toda sua equipe para atuar? 
Pedro: Isso mesmo, um projeto que estou implementando aqui é a comunicação. Por exemplo, toda segunda-feira pela manhã estou em reunião com toda a equipe. Cada área fala o que está acontecendo, então cada um dos assessores, cada um dos coordenadores sabem o que o outro está fazendo. Assim você cria um ambiente em que a pessoa se sinte muito importante dentro da administração. Eu estou mostrando para cada um que ele também é importante, quando ele vai a campo, quando ele está tirando fotos em um evento, ou está redigindo um ofício, também é importante, assim como aquele que assina. 

CityPenha: Tudo isso exige um bom planejamento? Pedro: Vamos trabalhar com um planejamento quinzenal para apagar os incêndios que existem, e um trimestral para dar andamento, porque o retorno é mais rápido. Depois entra o planejamento anual para as grandes obras. Eu tenho a mesma ideia de todo penhense, aquele famoso viaduto que liga a Radial Leste a Guaiauna para incentivar nosso bairro. Essa é uma obra grande que nos pretendemos atuar no sentido de botar na cabeça do prefeito sua importância para a região, assim como a duplicação do Viaduto Alberto Badra, fundamental não só para a Penha, mas para toda a região leste. 

CityPenha: Você acretida que sua história na prefeitura vai ajudar você na sua gestão? 
Pedro: Eu acredito que sim. Desenvolvi ao longo do tempo um bom relacionamento com os vereadores, os que são da região e os que não são. Assim vou tentar trazer emendas para a região, como forma de complementar nosso orçamento. Eu consegui, nesses 15 dias, R$400.000,00 de emenda de um dos vereadores para fazer academias da terceira idade, as ATI, na região, além de duas pistas de caminhada pequenas e uma pracinha. Estamos reintegrando uma área na região central da Penha para tentar fazer a primeira academia indoor da terceira idade, para fugir do problema do frio e da chuva. Nesse galpãozinho dá para fazer a academia indoor, com vestiários e sanitários. Eu acredito que isso seja pioneiro, vai ser a primeira academia gratuita, um serviço da prefeitura, indoor. E você vai estar na inauguração. 

CityPenha: Com certeza estaremos. Gostaria de deixar algum recado para a comunidade? 
Pedro: Gostaria de falar para toda a comunidade penhense, entenda penhense como Vila Matilde, Cangaiba, Arthur Alvim, Morcegão, Largo do Rosário e a Assis Ribeiro que eu sei que está ruim e vamos ter que fazer um recapeamento de ponta a ponta, Itinguçu, Vila Ré, e todos os bairros que compõe a subprefeitura Penha, cobrem o meu trabalho. Estou aqui para trabalhar. A partir de janeiro tenho a oportunidade de me aposentar, já que tenho 35 anos de atuação, mas quero ficar todo o mandato, para poder terminar bem minha administração como subprefeito, e por isso peço, me cobrem e me cobrem mesmo, estou aqui para trabalhar para a comunidade. Acho que juntando a comunidade, a iniciativa privada, os meios de comunicação e a subprefeitura vamos fazer um trabalho muito bonito na Penha.


 

Voltar