FOTOS

Estampa xadrez vem  com tudo no  outono-inverno; saiba como usar
Peças podem valorizar ou disfarçar algumas partes do corpo

O xadrez   marcou   presença nas passarelas das semanas de moda de Nova York e Londres, em várias coleções de  outono-inverno de estilistas internacionais. “O xadrez é sempre bem vindo no inverno. Ele permite múltiplas produções, desde as mais tradicionais às mais ousadas. Tudo irá depender do humor e da proposta de cada um”, afirma  a consultora de moda Amália Piffero.

Ela explica que as estampas geométricas coloridas chamam mais atenção no visual do que as superfícies lisas monocromáticas e, por isso, elas devem ser colocadas sobre a parte do corpo que você deseja valorizar ou chamar mais atenção. “A partir deste conceito, todas as peças serão bem vindas no seu guarda-roupa, desde que bem dosadas e de acordo com a sua proposta de estilo. O xadrez poderá aumentar ou diminuir a sua silhueta, vai depender do seu posicionamento na peça”, diz.

Um casaco, maxicardigan ou um vestido com o xadrez no sentido diagonal, será mais favorável para disfarçará a área maior do corpo, como, por exemplo, a barriguinha saliente, o estômago alto e o culote. A camisa, o suéter e a saia lápis com a estampa na direção horizontal darão ênfase à parte do corpo que se deseja aumentar. É um ótimo recurso para quem tem pouco busto, ombros estreitos e quadris estreitos, desproporcionais ao tronco. Já o sentido vertical é bom para alongar e, por este motivo, é recomendado para as peças de baixo do vestuário, como calças e saias. “A melhor forma é combinar com peças lisas, de preferência em um dos tons do xadrez. Misturar as estampas requer talento e criatividade. Para evitar erros, evite ousar”, aconselha.

O xadrez pode ter várias combinações de cores, fazendo vários contrastes em diferentes tamanhos. A geometria é sempre mais informal e, se for bem colorida, será um convite para as brasileiras neste inverno. E o xadrez em tons mais sóbrios, tecidos leves e malharia, é um clássico e, como o próprio adjetivo diz, nunca sai de moda. “O desenho largo, bem espaçado e super colorido é ótimo para o dia-a-dia descontraído. O preto e branco é mais versátil pois, dependendo da combinação entre as peças, pode ser usado tanto à noite como facilmente durante o dia. E o desenho menor é delicado e vai bem com tudo”, finaliza.

Veja outras dicas da consultora de moda para combinar o xadrez miúdo nas cores preto e brando:

- Uma calça  xadrez  com um belo colete com a estampa cashemir adamascada em relevo, de preferência em tons contrastantes como laranja, verde e até mesmo o amarelo bem vivo, sobreposto a uma camisa branca;

- A mesma calça com uma blusa de manga comprida de seda transparente com a estampa floral, bem delicada, com um mix de tons de vermelho, azul e pink;

- Ainda com esta peça, um casaco com listras bem finas com o pano de fundo preto sobre com uma blusa de gola alta também preta.

Dentro do universo Xadrez uma das peças mais versateis é a camisa xadrez, que já foi um icone da moda grunge. Veja 5 maneiras de incorporar a peça ao look e fique por dentro da tendência.

Vestido fake

Invista em modelos maiores, com silhueta mais ampla, e use a camisa como se fosse um vestido. Para dar um ar mais feminino, aposte no comprimento mini e combine a peça com sapatos de salto, sandálias ou sapatilhas.

Like a boy

Adote a tendência boyish e combine a camisa xadrez com peças e acessórios tipicamente masculinos, como os oxfords, coturnos e calças jeans mais desgastadas. Vale também dar preferência as modelagens mais amplas, que dão um ar mais casual e despojado ao look.

Amarração

Usar a camisa amarrada na cintura é uma ótima forma de finalizar as produções. Além de funcionar como um detalhe a mais, o truque também é ótimo para dar uma cara mais urbana e street para os looks.

Aberta

Uma das tendências fortes da moda grunge é usar a camisa aberta sobre uma camiseta . Na hora de apostar, vale brincar com os volumes e usar peças mais amplas na parte de cima, e mais justinhas na parte de baixo. 

Nózinho

Outra forma de dar um ar mais delicado e até retrô para os looks é investir nos nózinhos na ponta da camisa. O melhor é que, como o cropped esté super em alta, você ainda reúne mais de uma tendência em um só look.


 

Voltar